XUXA 57 ANOS

Xuxa terá cruzeiro temático em março de 2022

  Madrinha brasileira da MSC Cruzeiros, Xuxa fará um cruzeiro temático a bordo do MSC Preziosa. A viagem é organizada pela PromoAção Eventos...

terça-feira, 6 de agosto de 2019

TURNÊS X: XOU DA XUXA 89


Nos meses passados, aqui no Blog Ilha X, falamos das turnês “Xou da Xuxa 86, 87 e 88, esse mês mergulharemos no ano de 1989.

  
 Sobre a turnê — 
Xou da Xuxa 89 foi a quarta turnê de Xuxa e tinha como base o álbum 4º Xou da Xuxa, lançado em 1989. A turnê foi realizada entre 5 agosto e terminou dia 10 de dezembro de 1989 e percorreu 29 cidades brasileiras  de 17 Estados, como São PauloRio de Janeiro e Goiânia
                 No total, a série de shows foi vista por mais de 550 mil pessoas. Com um investimento estimado em 3 milhões de dólares, metade do custo do evento, foi bancada por patrocinadores: Linha Santista, Atlantic, General Motors, Lojas Glória, Banco Econômico e Brahma. A turnê foi considerada na época a mais cara já feita no país. Para esse show foram construídos dois palcos, o maior tinha 288 metros quadrados e 25 toneladas de peso, que contava com a réplica da nave, montado em apenas 14 cidades, foi projetado pelo cenógrafo Abel Gomes. Naquele período, bem perto de iniciar sua carreira internacional, a Rainha dos Baixinhos já havia recebido convites para levar seu show para outros países latinos, além de Portugal e Japão. Apesar do ânimo da loira, as propostas foram recusadas por conta da falta de tempo em sua agenda.
Assim como em suas apresentações dos anos anteriores, em cada cidade Xuxa recebia artistas diferentes. Nesta turnê, a loira recebeu artista como Trem da Alegria, Dr. Silvana, Balão Mágico, Conrado, Cid Guerreiro , ex-paquita Andréa Veiga e as Paquitas que tinham lançado o primeiro disco.
 
Período da Turnê: 05 de Agosto/1989 ~ 10 de Dezembro/1989
Duração (média) do Show: Entre 1h e 1h30min.
Locais onde eram feitos os shows: Estádios de Futebol e Casas de Shows
Período dos shows: á tarde/ á noite
Tracklist do show sofria alterações: Sim
Tour Book (Folder com fotos e informações sobre o show): Não



XOU DA XUXA 89 /CURIOSIDADES 
  Foram investidos 3 milhões de dólares nessa turnê. Assim como nas outras 3 turnês, foram realizados 32 shows em diversos lugares do Brasil.
• Em Brasília, os comandantes dos batalhões da PM e o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, exigiram de uma produtora do show 300 convites para o show em troca de policiamento.

• A cenografia era assinada por Abel Gomes. Existiam dois palcos: um para estádios e outro para lugares menores, como por exemplo a casa de shows Olympia em São Paulo.
· O show realizado no Estádio Juvenal Lamartine, em Natal, no dia 10 de setembro de 1989 foi transmitido ao vivo na rádio 96 FM.
·  Xuxa perdia quase 2 quilos á cada show.
· Xou da Xuxa 89 seria a primeira turnê de Xuxa a ganhar um registro oficial em VHS. Vários dos shows da tour foram gravados para o projeto, mas não se sabe o motivo do cancelamento. 
· O show realizado na Ilha do Retiro(Recife) no dia 02 de setembro, quando Xuxa começou a cantar a música “Abecedário da Xuxa”, faltou energia, o publico cantou sem som, sem luz...e foi inesquecível segundo fãs que estavam nesse show. O povo gritava a culpa não é sua é da CELPE.
· Em novembro Xuxa passou 20 dias de folgas.
· Foram usados 40 mil watss de som, 350 mil watss de luz e 250 spots, foram as parafernálias eletrônicas desse show, para causar ilusões aos olhos dos baixinhos e altinhos.
· 
Na foto acima, as Paquitas, (Tatiana Maranhão e Letícia Spiller) usam a fardinha que teria sido supostamente roubada, durante a tour Xou da Xuxa 89. Mas, a verdadeira explicação para o “sumiço” da farda foi o fato das meninas terem crescido bastante durante a turnê e a Xuxa Produções optou por não fazer novas peças. Aproveitaram a farda do primeiro disco e a “transformaram” em farda oficial de shows.


FIGURINOS DOS SHOWS  
             Nessa turnê, os figurinos foram modificados de cidade para cidade. Algumas, foram roupas e botas na cor branca com um gigolê de duas pontas, e véu na cor preta. E, em outras cidades o figurino era todo preto.

            Sérgio Mallandro foi um dos convidados do show do dia 08/10/1989, no Olympia (SP)

Assim como nos outros anos, Xuxa participou da chegada do Papai Noel no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, cantando os principais singles do 4º Xou da Xuxa e outros sucessos como "Ilariê".

REPERCUSSÃO DOS SHOWS  


            

VÍDEOS DOS SHOWS  



FICHA TÉCNICAS DO SHOW  
· Elenco: Paquitas, Dengue e Praga
· Cenografia: Abel Gomes
· Assessoria de Imprensa: Mônica Muniz
· Produção Executiva: Angela Mattos
· Produtor: Luiz Cláudio Lopes Moreira
· Direção e Supervisão Geral: Marlene Mattos
· Realização: Xuxa Produções
FONTE: Galeria da Xuxa,  Xuper Blog, Jornal O Povo, Jornal Diário do Nordeste, Revista Veja. Colaboração de Pedro Junior.
VÍDEO NO YOUTUBE: Baú do Sammyo

Nenhum comentário:

Postar um comentário