XUXA 57 ANOS

Xuxa terá cruzeiro temático em março de 2022

  Madrinha brasileira da MSC Cruzeiros, Xuxa fará um cruzeiro temático a bordo do MSC Preziosa. A viagem é organizada pela PromoAção Eventos...

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

A FORÇA COMERCIAL DA RAINHA


Ela parecia inofensiva, quando estreou nas passarelas com seus 16 anos. Ninguém diria que a gaúcha Maria da Graça Xuxa Meneghel se tornaria uma das maiores celebridades brasileiras. Depois de uma bem sucedida carreira de modelo, ela entrou nos anos 80, como apresentadora de programas infantis, primeiro na Manchete e depois na Globo e atualmente na RecordTV com um programa para os altinhos. Inventora do termo “baixinhos”, ela cresceu sobre uma estrutura de marketing e de licenciamento de produtos que inaugurou uma nova fase no mercado artístico. Seus Cds venderam milhões de cópias e seus filmes foram sucesso de bilheteria. Com isso Xuxa foi a maior responsável pela entrada de milhares de crianças no mercado de consumo. Apareceu na lista dos artistas mais bem pagos do mundo. Na década de 80, 90 e 2000 Xuxa estampava várias campanhas publicitárias de diversas marcas, como: Chocolates Garoto, Oi, Lojas Americanas, Monark, Nestlé, Coca-cola, Lojas Poesi, Tilibra, Maggi, Estrela, Arisco, La sereníssima, Monange, Boticário, Cicatricu, Wella, Jequiti e outros.

 

A “Xuxa Produções” empresa que detém seus direitos de imagem e responde por toda marca Xuxa. Construiu o império da loirinha a partir dos seus dotes artísticos e trejeitos infanto-juvenis, armou a coisa de tal maneira que há muitos que almejam tornar-se seus sócios. A empresa Holding Xuxa Produções trabalha com base em um plano estratégico, com critérios bem definidos para a escolha de produtos nos quais Xuxa vai carimbar sua marca ou imagem. Desde os anos 80, nada ia para o mercado sem o “ok” da rainha, e até hoje é assim. 
Nas últimas semanas, Xuxa invadiu o mercado publicitário com sua imagem nas campanhas de diversas marcas, como: Vivo, Eudora, Campanha da Vacinação, Espaçolaser, e a das lojas Americanas. 

Campanha publicitária da TIM

Campanha publicitária da Eudora

Campanha publicitária da Lojas Americanas

Campanha publicitária da Vacinação contra Poliomielite e sarampo



Os anunciantes aproveitam qualidades marcantes da apresentadora nos anos 1980 e 1990 para ilustrar campanhas que resgatam o passado. Toda essa estratégia de marketing começou em 2016 com outra campanha que dialoga com diferentes gerações, é o comercial da Netflix, criado para divulgar a primeira temporada da série de ficção científica baseada nos anos 1980, Stranger Things. Com o nome de  “Xuxa e o Baixinho que Sumiu”, o filme foi criado pela Soko, agência da holding Flag, e rendeu um Leão de Bronze ao Brasil na categoria Entertainment na edição 2017 do Cannes Lions. A união entre série e apresentadora foi possível pelo fato de Stranger Things ser ambientada na década de 1980. “Ela possui o potencial de atingir os mais diferentes públicos e gerações. Ela é uma das figuras mais conhecidas e presentes no imaginário popular”, opina Pitanguy.


Outra marca que tmbém aproveitou a rainha dos baixinhos foi A Renault, apesar de não levar a apresentadora de volta para o passado, usou seu sucesso “Ilariê” para apresentar a campanha “Girou, Ligou, Ganhou” da montadora. A criação foi da Neogama. 


Seja quando se comunicava com os “baixinhos” ou nas épocas em que comandou atrações para o público jovem e adulto, Xuxa sempre foi um nome altamente valioso no mercado publicitário. Com grande apelo de comunicação, a apresentadora sempre emprestou seu rosto e voz à marcas que queriam passar uma mensagem ao público. A virada na carreira da apresentadora – que assinou contrato com a Record depois de três décadas de trabalho na Globo – gerou expectativas tanto em relação ao seu futuro tanto na TV como nos planos de mídia dos anunciantes, porém podemos constatar que depois de 3 anos da estreia do programa Xuxa Meneghel, o mercado viu não apenas que a força comercial da rainha se manteve, como também pode ver a apresentadora de maneiras diferentes, rindo, inclusive, de si própria. Xuxa, é a rainha da publicidade nostálgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário