Há 15 anos estreava na grade da rede globo o novo programa diário da Rainha dos baixinhos, após o seu rompimento com Marlene Mattos. Xuxa no Mundo da Imaginação foi um programa exibido nas manhãs de segunda a sexta-feira entre 28 de outubro de 2002 a 31 de dezembro de 2004.
Desenvolvido após três anos de pesquisa, Xuxa no mundo da imaginação era voltado para um público de zero a dez anos e foi concebido com a ajuda de educadores e profissionais especializados. Com cunho educativo, o programa infantil optou por não exibir desenhos animados, tendo quadros e números musicais produzidos de forma quase artesanal, com tempo e linguagem diferentes dos programas infantis apresentados por Xuxa até então. Os cenários desses quadros e números musicais procuravam transmitir a ideia do mundo idealizado pelas crianças: castelos, casinha de doces, flores coloridas, montanhas e nuvens. Ali estavam presentes símbolos das histórias infantis, com o intuito de que a criança se sentisse transportada para o mundo da imaginação. - O programa, com cerca de 40 minutos de duração, era divido em quatro blocos e contava com 32 quadros exibidos alternadamente ao longo da semana. Através de recursos de computação gráfica, Xuxa aparecia sentada em um Globo Terrestre, com o fundo azul repleto de nuvens brancas, e apresentava 14 quadros que misturavam entretenimento e elementos didáticos.
DIREÇÃO
Xuxa no Mundo da imaginação era um programa infantil, com direção de Mário Meirelles, Pedro Vasconcelos e Peter Bretas, direção geral de Mário Meirelles, texto de Tonio Carvalho, Péricles Barros, Cláudio Lobato, Luciana Sandroni, Mariana Mesquita, Guto Lins e Alessandra Poggi, direção de produção de Alexandre Ishikawa, produzido pelo Núcleo Roberto Talma.
QUADROS DE MAIS SUCESSO NO PROGRAMA
- Era Uma Vez...
- Canta Cantigas
- Gym
- Apresentacão
- Bruxa Keka
- Fabrincando
- Enciclopédia
- Bla,Bla,Blá...
- Clip x
- Apresentacão
- Cantigas
- Imaginação radical
- O jornal mundo da imaginação
- Vila da paz
- Clipes do Xou da Xuxa
REFOMULAÇÕES
Em abril de 2003, o infantil estreou uma nova fase. Entre as novidades estava o quadro Imaginação radical, apresentado pelo ator Cláudio Heinrich, que mostrava esportes como skatismo, voo livre, mergulho e alpinismo, além de entrevistas com atletas famosos. Esse quadro tinha o objetivo de atingir meninos entre quatro e oito anos de idade, que, segundo uma pesquisa, não se identificavam muito com o programa e a apresentadora. Outra novidade do infantil foi o Jornal Mundo da Imaginação, um telejornal educativo que tinha como âncoras os bonecos Xuxinha e Gutinho. A grande alteração ficou por conta da entrada de desenhos animados, que até então não eram exibidos no programa. O programa continuava a ser produzido pelo Núcleo Roberto Talma.
Em agosto de 2004, o infantil sofreu novas mudanças e adotou uma nova cara, tendo o circo como tema. Palhaços, malabaristas e mágicos eram os novos personagens que animavam as crianças e protagonizavam os quadros, clipes musicais e brincadeiras ao lado de Xuxa. O cenário também foi reformulado e a grande atração era uma piscina de bolas em formato de cartola. Além disso, a arquibancada onde os pais das crianças eram acomodados foi transferida para o palco, ficando mais próximo das crianças e da apresentadora
Mesmo com as reformulações, Xuxa no Mundo da Imaginação não conseguiu atingir bons índices de audiência e saiu da grade de programação da Rede Globo em dezembro de 2004.
CURIOSIDADES
- Foi o segundo programa de Xuxa a ser comercializado em home-video (o primeiro foi o Xou da Xuxa). Foi lançado em 2006 um primeiro volume com coletâneas de histórias do quadro "Era uma Vez" e videoclipes, e em 2014, o segundo volume foi lançado. Os dois DVDs foram um sucesso de vendas.
- O programa saiu do ar em 2004 por conta da baixa audiência, já que as mudanças feitas para aquela temporada não foram muito bem aceitas pelo público. Apesar disso, o programa continuou fazendo sucesso na internet e por vendagem de DVDs e assim se segue até hoje.
- Apesar do sucesso da personagem Bruxa Keka, ela já chegou a ser criticada pelos pais por conta de suas características "não-educacionais".
- A história de "Peter Pan" foi a história mais longa já feita para o quadro "Era uma Vez" (30 minutos).
- No meio do programa especial de aniversário de 40 anos da apresentadora, Renato Aragão (Didi Mocó, dos Trapalhões) entregou a Xuxa o prêmio Grammy Latino que ela havia recebido pelo Xuxa Só Para Baixinhos 2.
- Os desenhos exibidos em dois dias, exibiam o mesmo episódio por semana, só que dividido em 2 partes de 10 a 12 minutos, já que o programa só tinha meia hora e não daria tempo de passar as atrações completas e ainda exibir todas as outras.
- A música de abertura não entrou em nenhum álbum do XSPB (na época que foi lançado o 3), mas em 2013 entrou no álbum Seleção Fãs da coletânea "Xou da Xuxa". Assim como incluiu a trilha do novo clipe de abertura em Novembro de 2004, na qual, Xuxa aparecia mudando virtualmente de figurino e em seguida a versão estendida para a apresentação nas primeiras edições do TV Xuxa em 2005, e a trilha do quadro "Era uma vez" que foi executada uma vez no programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário