Sobre as turnês— Mês de junho, trouxemos as informações da turnê “Arraiá da Xuxa” . Agora, mergulhamos na era dos XSPB.
Sobre a turnê — Xuxa Só para Baixinhos - O Show foi a décima terceira turnê de Xuxa e tinha como base as edições 1, 2, 3 e 4 (a partir de 2003) do projeto Xuxa Só para Baixinhos. A turnê rodou apenas por capitais brasileiras como: São Paulo, Fortaleza, Recife e Vitória.
Período da Turnê: Novembro de 2002—Dezembro de 2003
Duração (média) do Show: 1h30min.
Locais onde eram feitos os shows: Casas de Shows e Ginásios
Período dos shows: á tarde/ á noite / Tracklist do show sofria alterações: Sim
Tour Book (Folder com fotos e informações sobre o show): Não
Filmagens Profissionais: Sim / Filmagens Amadoras: Sim.
— CURIosIDADe —
• A ideia de levar o projeto Xuxa Só para Baixinhos para os palcos surgiu ainda em 2000, pouco depois de seu lançamento devido ao sucesso de vendas. Em março do ano seguinte, Xuxa iniciaria a turnê que já tinha com shows no Rio de Janeiro e São Paulo. Por conta do incêndio no programa Xuxa Park, vários compromissos profissionais da loira foram adiados, incluindo a turnê.
Ainda em 2001, houve uma tentativa de concretizar a turnê para outubro, dessa vez divulgando o Xuxa Só para Baixinhos 2. A maratona de shows começaria por São Paulo no Olympia e depois seguiria pelo país. Até mesmo um ônibus pra tour foi feito, mas nada se concretizou.
Em fevereiro de 2002, novos shows são marcados no Rio e em São Paulo e logo depois desmarcados. Uma prévia da turnê foi apresentada em 8 de abril de 2002 durante a 14ª Fenasoja em Santa Rosa, Rio Grande do Sul. Neste mesmo dia, Xuxa inaugurou um museu em sua homenagem e o pórtico da cidade.
A etapa de 2003 da turnê foi registrada e editada para o lançamento em VHS (e posteriormente em DVD) para dezembro daquele ano. O cancelamento do projeto nunca foi explicado, mas acredita-se que foi por conta do lançamento do Xuxa Só para Baixinhos 4 em DVD que aconteceu justamente em dezembro. Em 2003, Xuxa recebeu uma proposta para apresentar o show em Angola. Porém, por motivos desconhecidos a apresentação nunca aconteceu.
No show no Maracanãzinho, do dia 16 de agosto de 2003, esgotaram os 11 mil ingressos. Para realizar cada apresentação, Xuxa conta com a ajuda de mais de 50 profissionais nas áreas de produção, técnica, elenco e apoio. Blad Meneghel, irmão da loura, que também esteve diante da direção do “Xuxa Só Para Baixinhos 4”, a auxilia no espetáculo. Durante a apresentação, efeitos especiais (chuva prateada, bolinhas de sabão, cascata de balões e confete serpentina) e cenários (100m3 para nove tipos) sofrem constantes modificações para climatizar os quatro projetos apresentados no palco. A Rainha dos Baixinhos também entra no clima e faz quatro trocas de roupa. Entre uma delas, o quadro Blábláblá é exibido nos telões - crianças aparecem mandando seus recados ou cantando para Xuxa. Essas imagens são gravadas na chegada do público e depois do show guardadas pela apresentadora.
← Pouco tempo depois do lançamento do "Xuxa Só Para Baixinhos"(2000), Xuxa e sua produção tinham planos de entrar em uma turnê para divulgação do álbum. O mesmo fato se repetia em 2001, com o lançamento do "Xuxa Só Para Baixinhos 2", onde até o ônibus feito para a digressão estava pronto. Por motivos desconhecidos, ambas foram canceladas.
— C e n á r i o s —
Com o cenário inspirado no Xuxa Só para Baixinhos e no programa Xuxa no Mundo da Imaginação, o show contava com diversos elementos que entravam e saiam de cena conforme as trocas de músicas.
Nas músicas do XSPB 3, por exemplo, o cenário ganhava elementos que lembravam uma fazenda como cactos e uma iluminação alaranjada.
— A G E N D A D E S H O W S —
— Ficha Técnica —
· Elenco: Xuxa Meneghel, Guto, Xuxinha, Tchutchucão, Teddy( Fly), As bonequinhas XYZ (Andrezza Cruz, Ana Cecilia e Gabriela), Os três ratinhos (Vavá, Alexandra) Sasha e Luma. Família Silva e muitos outros personagens.
· Cenografia: Lueli Antunes
· Direção de Iluminação: Peter Gasper
· Assessoria de Imprensa: Mônica Muniz
· Produtor: Luiz Cláudio Lopes Moreira
· Direção e Supervisão Geral: Xuxa Meneghel
Realização: Xuxa Produções
As divulgações eram feitas em vários meios de comunicação, rádios, tvs, e principalmente nos jornais impressos das cidades, onde aconteciam os shows.
A Oi, era patrocinadora oficial dessa turnê, junto com a Richester, e a Grendene.
— FIGURINOS —
2002 e 2003
← (2002) Xuxa iniciava o show vestindo um vestido claro com um bori e calças pretas, levando o público ao delírio. E em 2003, o vestido passou a ser na cor roxa, com um bori e calças escuras.
↑ A segunda roupa em 2002, Xuxa vem ao palco usando um sobretudo rosa e uma roupa preta. Em 2003, o sobretudo é substituído por um na cor preta e ela volta ao palco em um ônibus cenográfico.
O terceiro figurino do show (2002)Um jaqueta e uma calça preta com uns detalhes de couro. segurando Papi (um fantoche usado por Xuxa), e canta "Papi, o Camelo".
Já em (2003) é uma calça jeans e uma jaqueta de couro vermelha.
Xuxa retorna ao palco usando um sobre tudo azul e um bori azul com desenhos de flores e canta "Hula Hula da Xuxinha" com Xuxinha vestida de Hula Hula. →
— Concerto sinopse —
O show começa com os personagens Xuxinha e Guto agitando o público, fazendo uma tradicional competição para saber se havia mais meninas ou meninos na platéia. Enquanto Xuxinha pedia para que as meninas gritassem "Xu", e Guto pedia para os meninos gritarem "Xa". Depois de muito as crianças chamarem, as cortinas se abrem e um livro cenográfico gigante surgia no meio do palco iluminado por luzes obscuras. Nas duas páginas que podiam ser lidas, estava o texto: "Era uma vez, uma menina que gostava de brincar. Aí ela cresceu, cresceu, cresceu e continuou gostando de brincar. Esta é a história da minha mãe!". Depois do texto ser lido por uma gravação de Sasha, personagens surgem de todos os lados do palco enquanto toca ao fundo a versão instrumental de "Era Uma Vez". Após o fim, a versão de "Doce Mel" da abertura do programa Xuxa Park de 1996 toca, e um dos personagens muda a página do livro gigante e aparece Xuxa saindo do livro (caracterizando um personagem que ganhou vida) vestindo um vestido roxo com um bori e calças pretas, levando o público ao delírio.
A primeira seção é focado por músicas do primeiro volume da série "Só Para Baixinhos". Então após um discurso, Xuxa com várias crianças e as personagens "X", "Y" e "Z" canta "Cabeça, Ombro, Joelho e Pé" e "Batatinha Bem Quentinha". Xuxa fala sobre o mar enquanto começa uma chuva de bolhas de sabão e são trazidos ao palco, corais e rochas cenográficas (caracterizando o fundo do mar) e ela canta "Teddy, o Polvo". Em seguida são retirados os objetos do palco, e Xuxa senta em um cogumelo cenográfico e canta "Cinco Patinhos" enquanto crianças fazem um pequeno teatro interpretando os patinhos, após o fim Xuxa sai do palco.
A segunda seção é focado por músicas do segundo volume da série "Só Para Baixinhos", começa com um pequena gravação dos "Números" de 1 á 10 (que foram utilizadas no DVD do XSPB 2 como passagens), então Xuxa vem ao palco usando um sobre-tudo no ligar do vestido em um ônibus cenográfico e canta "O Ônibus" com os Três Ratinhos e Guto. Xuxa chama ao palco Txutxucão, e lava o público ao delírio cantando "Dançando Com o Txutxucão" com algumas crianças e os Três Ratinhos, após o fim Xuxa brinca com Txutxucão e ele se despede do palco.
Xuxa ensina o público a se mexer bastante e canta "Vem Que eu Vou te Ensinar". São trazidos ao palco uma cama e cinco pessoa fantasiados de macacos e Xuxa canta "Cinco Macaquinhos". Novamente bolhas de sabão são lançadas no palco e Xuxa canta "Dois Peixinhos". Xuxa fala sobre contos de fadas e ela e as ratinhas rosa e amarela vestem capuzes segurando cestas com frutas, enquanto é trazido ao palco uma casa cenográfica, Xuxa canta "Enquanto o Seu Lobo Não Vem".
A terceira seção é focado por músicas do terceiro volume da série "Só Para Baixinhos", começa com uma pequena gravação de Xuxa, após o fim, é adicionado a versão instrumental do "Pot-Pourri: Pôneis / Cavalinhos". Xuxa vem ao palco com uma calça jeans e uma jaqueta de couro vermelha segurando Papi (um fantoche usado por Xuxa), e canta "Papi, o Camelo", enquanto seis pessoas embaixo de um pano com uma cabeça de camelo fazem a coreografia das corcundas de Papi. Em seguida são trazidos alguns objetos cenográficos ao palco como cercas, arbustos, barris, cactos, rodas de carroças e uma porteira com uma placa com os dizeres "Fazendinha", e vários personagens vem vestidos de caipiras, Xuxa canta "Vamos Brincar". Em seguida Xuxa senta em uma base (em formato de arbusto), enquanto pega um livro azul grande e canta "O Sapinho Saiu Pra Passear" (fazendo menção de que Xuxa está contando uma história), enquanto pessoas fantasiadas de sapos interpretam a história. Após o fim, Xuxa começa a brincar com os personagens e canta "Bumbum, Como é Bom Ser Lelê" e "Mosca Sai", com várias crianças usando chapéus e macacões.
A quarta seção é focado por músicas do quarto volume da série "Só Para Baixinhos", começa com um pequeno intervalo de menos de um minuto, no palco são adicionados coqueiros cenográficos e um "X" gigante inflável rosa no centro do palco, e Xuxa vem ao palco usando um bori azul com desenhos de flores e canta "Hula Hula da Xuxinha" com Xuxinha vestida de Hula Hula. Em seguida Xuxa se ajoelha no palco e canta "Taba Naba" com meninas vestidas de dançarinas de Hula Hula. Após o fim, várias crianças vem ao palco com os Três Ratinhos e Xuxa canta "Estátua".
Depois de distribuir beijos e presentes para os mais sortudos, Xuxa pede aos pais para "soltarem a criança" que existia dentro deles, Xuxa canta o "Pot-Pourri Baiano: "Ilariê" / "Tindolelê" / "Pinel Por Você", enquanto os personagens do palco e o público vão a loucura. Assim que acaba, Xuxa agradece a todos e se despede, enquanto uma pequena mensagem gravada de Sasha é reproduzida.
FONTE: Blog Ilha X, Xuper Blog, Xuxa Wiki, Galeria da Xuxa, Jornal Diário do Nordeste, Revista Tititi, Grupo Xuxa Meneghel (facebook)
Nenhum comentário:
Postar um comentário