O XOU DA XUXA foi um programa infantil de variedades apresentado por Xuxa Meneghel na Rede Globo entre 30 de junho de 1986 a 31 de dezembro de 1992, com 2000 edições concluídas. E hoje está completando 33 anos da sua estreia.
Programa Xou da Xuxa - 1 programa(30 de junho de 1986)
- CURIOSIDADES X(XOU DA XUXA 33 ANOS)-
* No boletim interno de programação da Rede Globo da semana de estreia, foi utilizada uma foto da 1ª gravação do "Xou da Xuxa" com o cenário definitivo que não foi ao ar. O programa piloto foi gravado no dia 5 de junho de 1986.
*O "Xou da Xuxa" só foi apresentado ao vivo em duas ocasiões: o especial de 2 anos, em 1988, e o especial de dia da criança, de 1992.
- CURIOSIDADE X (Especial Xou da Xuxa 33 anos)
Xou da Xuxa (4 anos)-
* Essa nova fase estreia com uma abertura totalmente animada. Xuxa sai com sua nave de um planeta em forma de coração e viaja por diversos lugares do mundo: Onde ela manda beijos e se transformando em africana e japonesa. A seguir, foi mostrado a nave chegando ao RJ e a empolgação das crianças avistando o disco voador no céu, até Xuxa aterrizar em uma multidão de crianças, no meio da cidade, com vários balões e pombas. A música "Doce Mel" ganhou uma versão instrumental bem infantilizada e acelerada e diferente da versão original, ou seja, adequada para esta abertura.
Essa abertura do programa Xou da Xuxa, estreou em maio de 1990
* As participações continuavam das Paquitas, Paquitos, Dengue, Praga e Duda Little, com redação de Emanoel Rodrigues e direção de Marlene Mattos.
* A chegada triunfal da apresentadora era mantida, mas ao som de uma nova versão de “Amiguinha Xuxa” por conta também da mudança de coreografia.
- VOCÊ SABIA(ESPECIAL XOU DA XUXA 33 ANOS)-
- Que a 1ª gravação do "Xou da Xuxa" com o cenário definitivo não foi ao ar. O programa piloto foi gravado no dia 5 de junho de 1986.
- Xuxa Meneghel usou uma roupa com pele de oncinha e boina vermelha, famosa pelas diversas fotos divulgadas na época e que podem ser encontradas na internet até hoje.
- A principal preocupação da equipe do programa era deixar as crianças livres, como se estivessem num parque de diversões. Para garantir o clima de descontração, o infantil era feito com o mínimo de edição possível, transmitindo a ideia de um programa ao vivo.
- Outra característica marcante do Xou da Xuxa eram as coreografias diferentes encenadas pela apresentadora em cada número musical do programa, todas criadas pelo bailarino uruguaio Oswald Berry.
- OS DISCOS DO XOU DA XUXA-
No Natal de 1986, a apresentadora recebeu seu oitavo disco de platina, prêmio concedido a cada 250 mil cópias vendidas. O LP Xou da Xuxa, da gravadora Som Livre, já havia vendido até então mais de dois milhões de cópias, batendo o recorde sul-americano de vendagem de um só disco. Xuxa vendeu mais do que o cantor Roberto Carlos naquele ano. Nos anos seguintes, a apresentadora ainda lançou mais seis discos, como Xou da Xuxa 2 e 3, além de ter gravado dois LPs com suas músicas traduzidas para o espanhol, que chegaram a vender 2,4 milhões de cópias. Até hoje, Xuxa vendeu mais de 26 milhões de discos, recebeu 214 discos de ouro, 76 de platina, 11 de diamante e 4 de diamante duplo. O disco Xou da Xuxa 3 entrou para o Guiness como o disco infantil mais vendido, com mais de três milhões de cópias. Entre os sucessos estavam as canções Ilariê (de Ceinha, Cid Guerreiro e Dito) e Brincar de Índio (Michael Sullivan e Paulo Massadas). No total foram 7 discos do Programa Xou da Xuxa.
- XOU DA XUXA NAS CAPAS DE REVISTAS -
Além das capas de discos, as fotos da Rainha dos baixinhos no palco do "Xou Xuxa", também foram capas de revistas. Revistas como: Afinal( 14 de Julho de 1986), Nova Escola(agosto de 1987) e Revista Veja(25/09/1991).