XUXA 57 ANOS

Xuxa terá cruzeiro temático em março de 2022

  Madrinha brasileira da MSC Cruzeiros, Xuxa fará um cruzeiro temático a bordo do MSC Preziosa. A viagem é organizada pela PromoAção Eventos...

sábado, 3 de setembro de 2016

BRINCADEIRA X: PULA CORDA

Nossa coluna BRINCADEIRA X, trouxe também uma das melhores brincadeiras que fez parte das manhãs do programa Xou da Xuxa. Com toda certeza, muitos baixinho e baixinhas se divertiram com o PULAR CORDA.

Xuxinha, Jonas e Guto brincam de pular corda usando a mangueira dos bombeiros. Um dos bombeiros olha para as crianças e diz:

FAIXA ETÁRIAAcima de 5 anos
LOCALCalçada, Quintal, Parque, Condomínio, Praça
ESTIMULARAgilidade, Condicionamento físico, Cooperação, Memória, Sequência, Lateralidade, Socialização
PARTICIPANTES2+
MATERIALUma corda

COMO BRINCAR

No jogo básico dois participantes seguram cada um uma ponta da corda, batendo-a em círculo e de forma ritmada enquanto o terceiro integrante pula, assim que ela tocar o chão. Para deixar o jogo mais divertido tanto o ritmo das batidas quanto os pulos podem variar. Quanto maior o número de jogadores e mais rápido o ritmo mais difícil fica, ainda mais se os pulos forem coreografados por cantigas como esta:

Um homem bateu em minha porta, 
E eu abri.
Senhoras e senhores, ponham a mão no chão (o jogador pula e rapidamente abaixa e toca o chão)
Senhora e senhores, pulem num pé só (o jogador pula com um só pé)
Senhoras e senhores, deem uma rodadinha (o jogador pula e roda)
E vá pro olho da rua! (o jogador sai debaixo da corda)



Dica: para os mais experientes é possível usar duas cordas sendo que a que ficar na mão esquerda bate-se no sentido horário e a da mão direita no sentido anti-horário. Para crianças menores, a corda pode ser usada em jogos mais simples, como ‘Cobrinha’ (os batedores encostam a corda no chão e a movimentam rapidamente da direita para a esquerda, enquanto o pulador atravessa de um lado para o outro sem tocar a corda) ou ‘Reloginho’ (um batedor fica no centro, girando a corda, que ficará um pouco estendida no chão enquanto os puladores, que ficam em volta do batedor em círculo, saltam assim que a corda se aproxima para não serem atingidos).


ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Bater corda, cobrinha, reloginho

Nenhum comentário:

Postar um comentário