Sobre as turnês— Ano passado, reunimos várias informações sobre as turnês da “Era Xou da Xuxa” - 1986 à 1992. Neste novo ano voltamos com novas informações, curiosidade e fotos sobre as turnês nacionais da “Era Xuxa Park”. E iniciamos com uma das mais icônicas e emblemáticas que virou VHS. Esperamos que vocês gostem e nos acompanhem nas pesquisas feitas, por que traremos muito mais informações. O intuito é reunirmos em um único lugar todas as informações (dos blogs, revistas, jornais) sobre a histórica vitória da Xuxa nos palcos pelo país.
Sobre a turnê — A turnê foi a oitava turnê da apresentadora brasileira Xuxa, tendo como base seu álbum Sexto Sentido. É a mais conhecida turnê de Xuxa pois foi sua primeira turnê a ter um registro em vídeo comercializado. O show foi assistido por mais de 1.000.000 de pessoas nas cidades de Americana, Araçatuba, Barretos, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campos, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Ipatinga, Natal, Ponta Grossa, Recife, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São Paulo. Em 1996, o cenário e a setlist mudou acrescentando músicas do Luz no Meu Caminho. A turnê inciou-se em setembro de 1994 e teve fim em agosto de 1996. Segundo a Xuxa essa turnê foi diferente das outras, pois dessa vez as músicas eram as que o público mais gostava e não as que a produção achava que teria um efeito de palco melhor.
Período da Turnê: Setembro/1994 ~ Julho/1996
Duração (média) do Show: Entre 1h30min. e 2h
Locais onde eram feitos os shows: Estádios de Futebol e Casas de Shows
Período dos shows: á tarde/ á noite
Tracklist do show sofria alterações: Sim
Tour Book (Folder com fotos e informações sobre o show): Não
— CURIOSIDADES —
-Meses antes de sair em turnê, Xuxa realizou alguns shows promocionais para divulgar o álbum Sexto Sentido. O primeiro show foi realizado no dia 23 de agosto de 1994 e começou pontualmente ás 18h. Entre alguns famosos que assistiram ao show estavam: a cantora Simone, Claudia Raia e Monique Evans junto com sua filha Bárbara Evans. Provavelmente, a setlist desse show tem as mesmas músicas da setlist principal de 94 (por conta da duração de 2 horas), porém em outra ordem e com a inserção de Dança da Bananeira que não fez parte da setlist principal. Apesar do sucesso de público, Xuxa não ficou satisfeita com o resultado do show. Houve poucos ensaios para o evento, além da loira ter contraído uma gripe poucos dias antes da apresentação.
- Em setembro de 1994, Xuxa se apresentou em algumas boates de São Paulo com o mesmo intuito do show no Imperator: divulgar o álbum recém-lançado. Nesses pocket-shows, a Rainha cantava Hey DJ, Pipoca e Ilariê, além de responder a algumas perguntas dos fãs.
-A turnê se iniciou oficialmente em 7 de outubro de 1994 na casa de shows Olympia, em São Paulo. Logo depois passou por mais 14 cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Belo Horizote, Brasília, Goiânia, Fortaleza, Natal, Recife, Florianópolis e Porto Alegre. Com o lançamento do álbum em espanhol El Pequeño Mundo era prevista a realização de shows da tour Sexto Sentido em países como Argentina, Espanha, Venezuela, Equador, Chile e Estados Unidos. Inclusive, era cantada na turnê uma versão exclusiva de Ilariê em português, espanhol e inglês. Por motivos desconhecidos, os shows internacionais não se concretizaram.
-Durante a temporada de duas semanas no Olympia, Xuxa recebeu uma enorme caixa embrulhada para presente. Desconfiados os seguranças resolveram abrir o embrulho. Lá dentro uma menina de 12 anos, quase sufocada no meio de folhas de jornal. “Ela achava que essa seria a única forma de chegar perto da rainha dos baixinhos”.
- Para assegurar som e iluminação da melhor qualidade, a Sunshine, que produzia os shows da Xuxa há seis anos, importou equipamentos de última geração. No Olympia, foram utilizados 250 refletores de 1 mil watts de potência. 56 lâmpadas de 600 watts, doze movinlights e quatro molphays colorchargers (lâmpadas operadas por computadores). A potencia do som foi de 4 mil watts. No caso das apresentações nos estádios, o cenário ganha mais de 9 mil lâmpadas de 5 watss e a potência do som sobe para 80 mil watts.
Xuxa no camarim em São Paulo—1994
- Em 1994, Xuxa realizou um show especial em Porto Alegre onde a verba foi revertida para o Instituto do Câncer Infantil. A loira entregou á Lauro Quadros (presidente do Instituto) uma placa em reconhecimento ao seu trabalho. Afonso (ex-Dominó), Leoni, Yahoo e Latino também estiverem presentes no show. Xuxa usou apenas 2 figurinos dos 7 usados na turnê. Não se sabe a setlist exata do show, apenas que foi cantado Milagre da Vida (que não fazia parte do setlist principal) e o encerramento com Sexto Sentido com várias crianças que lutavam contra o câncer, no palco.
- Apesar de ter o álbum "Sexto Sentido" como foco, a turnê teve 3 fases que, posteriormente, viriam a divulgar os álbuns "Luz no Meu Caminho" e "Xuxa 10 Anos". O cenário acompanhava a evolução das 3 etapas da turnê . A cidade de Americana- SP foi a primeira a ouvir o Megamix 10 Anos, que não foi incluída no álbum "Xuxa 10 Anos".
Chegada de Xuxa na Rádio FM 93—Fortaleza/CE - Divulgação do disco e do show
- No dia 11 de novembro de 1994, Xuxa chegou ao solo cearense e foi direto para os estúdios da Rádio FM 93, do Sistema Verdes Mares. Durante uma hora e inteira ela conversou e com os fãs, cantou e brincou descontraidamente. Segundo estimativa da PM cerca de 2 mil pessoas compareceram à rádio para acompanhar a entrevista, coordenada por Will Nogueira. Xuxa se emocionou ao ver uma fã, que a quatro anos antes entrou em trabalho de parto durante o show que fazia no Estádio Castelão. A mesma fã levou as duas gêmeas para conhecer Xuxa. Acabou ganhando as entradas para assistir o novo show. No outro dia, uma multidão de mais de 40 mil pessoas lotou o gramado e arquibancada do presidente Vargas para cantar os hist. Do novo disco “Sexto Sentido”.
- Xuxa não abria mão de uma coisa: de litros e mais litros de água de coco para ela e as paquitas tomarem entre uma música e outra. Em Sp, foi comprado um caminhão de cocos verdes. Segundo Xuxa ela perdia 2 quilos por espetáculo.
— C e n á r i o s —
Shows de Divulgação (Pocket Show)
O cenário desses shows era bem simples. A capa do disco Sexto Sentido no fundo do palco e algumas pirâmides de pano.
SHOWS DE 1994 / 1995
O cenário trazia elementos místicos como os cristais que giravam e uma pirâmide com 400 lâmpadas em seu interior de onde Xuxa saía na abertura do show e retornava após cantar a última música. Em algumas datas, a pirâmide foi substituída por um elevador hidráulico. Nas laterais do palco ficavam várias cabeças de abóbora, duendes, Papai Noel, balões e folhas de árvore.
Na parede central do palco, dois painéis de 9x4m reproduzindo o olhar da Xuxa. A estrutura do show contava com 250 refletores de 1 mil watts de potência, 56 lâmpadas de 600 watts,12 movinlights, 4 máquinas de fumaça e quatro telões de 3x4m. Em apresentações em estádios, é somada a essa estrutura um palco de 400 metros quadrados, um elevador hidráulico e dois telões. Para transportar as 50 toneladas de equipamentos são necessários sete carretas.
A Marlene pensou em algo mais adulto e Xuxa acrescentou algumas coisas mais infantis no cenário como as abóboras, duendes e etc. Para João Cardoso esse foi o cenário da Xuxa mais complicado de se fazer.
A Marlene pensou em algo mais adulto e Xuxa acrescentou algumas coisas mais infantis no cenário como as abóboras, duendes e etc. Para João Cardoso esse foi o cenário da Xuxa mais complicado de se fazer.
Nesse ano o cenário sofreu várias alterações. As abóboras e duendes deram lugar a painéis coloridos cada um com um círculo fazendo menção ao Xuxa Hits. A pirâmide de onde Xuxa saia foi trocada por um elevador hidráulico que trazia a Rainha de baixo para cima. Uma escada colorida foi feita para que Xuxa pudesse descer do elevador e nos lados esquerdo e direito, duas pirâmides giratórias.
1ª Etapa (1994) = 1. Abertura / 2. Terra e Coração / 3. Só Falta Você / 4. Pinel por Você (Sem fade-out) / 5. Dança nas Estrelas / 6. Arco-Íris / 7. Artista convidado / 8. Compasso de Amor / 9. Hoje é Dia de Folia / 10. Tindolelê / 11. Grito de Guerra / 12. Artista convidado / 13. Eu Não Largo o Osso - Paquitas / 14. Alô DJ - Paquitas / 15. Te Faço Feliz - You Can Dance / 16. Lua de Cristal / 17. Artista convidado / 18. Rir é o Melhor Remédio (Gargalhada) / 19. Artista convidado / 20. Pipoca / 21. Hey DJ / 22. Artista convidado / 23. Jogo da Rima / 24. Ilariê (Mix com a versão em português, espanhol e inglês) / 25. Artista convidado / 26. Sexto Sentido.
2ª Etapa (1995) = 1. Música de Abertura / 2. Terra e Coração / 3. Ilariê / 4. Pot-Pourri • Pinel por Você • Nosso Canto de Paz • Tindolelê / 5. Dança nas Estrelas / 6. Pipoca / 6.1. Artista convidado / 7. Jogo da Rima / 8. Músicas em acapela / 9. Grito de Guerra / 10. Hey DJ / 11. Nova Geração - Paquitas / 12. Lua de Cristal / 13. Rir é o Melhor Remédio/. 13.1 Artista convidado / 14. Sexto Sentido.
3º Etapa (1996) = 1. Abertura / 2. Luz no meu Caminho / 3. Ilariê / 4. Pot-Pourri • Pinel por Você• Nosso Canto de Paz• Tindolelê / 5. Dança nas Estrelas / 6. Artista convidado / 7. Pra que Fumar? / 8. Megamix 10 Anos • Ilariê• Tindolelê / 9. Grito de Guerra / 10. Artista convidado / 11. Salada Mixta /12. Arco-Íris / 13. Músicas em acapela / 14. Artista convidado / 15. Xuxa Hits / 16. Hey DJ / 17. Artista convidado / 18. Lua de Cristal / 19. Artista convidado / 20. Rir é o Melhor Remédio / 21. Artista convidado / 22. Sexto Sentido.
— Á L B U M D E F O T O S —
— v í d e O S —
Show Sexto Sentido - completo (Créditos: Fan X)
Bastidores do Show Sexto Sentido (Créditos: emissorasdetv )
Comercial do Show- Brasília (21.10.95) Estádio Mané Garrincha ( Créditos: Ilha X Play )
FONTE: Xuper Blog, Xuxa Wiki, Galeria da Xuxa, Comunidade Xuxa Meneghel, Comunidade Conexão Xuxa, Comunidade Ilha X, Revista Veja, Revista Manchete, Revista Amiga.
A turnê Sexto sentido, aconteceu em Belo Horizonte em novembro, pela primeira fez duas apresentações, se não me engano foram nos dias 05 e 06, no ginásio do mineirinho.
ResponderExcluir